Quem pensa que Bombinhas vive apenas de praia e sol está muito enganado. A cidade está cercada de atrativos turísticos culturais que atraem muitos curiosos sobre a história de Bombinhas. 

São diversas as opções de passeios e atrações que você pode visitar em Bombinhas para conhecer mais sobre as tradições e costumes da península encantada. 

Nesse texto você irá conhecer 05 atrativos turísticos culturais para se visitar e se encantar em sua próxima visita à Bombinhas. Boa leitura! 

Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição 

Localizada no topo do morro que divide os bairros do Centro e Bombas, a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um local perfeito para quem quer reforçar sua fé em um local charmoso e acolhedor. 

Além disso, você pode apreciar a vista que a área externa da capela possuí, já que a vista, parcialmente panorâmica das praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura e Lagoinha. 

Uma curiosidade sobre essa construção histórica são os diversos raios que já à atingiram desde sua construção em 1928. Nesses mais de 90 anos, ela já foi atingida 3 vezes por raios, em 1930, 1952 e no final da década de 1970, até ficar completamente destruída e ser reconstruída em 2005. 

Hoje ela se encontra em perfeito estado e te espera de braços abertos para sua visita. 

Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Bombinhas SC

Engenho do Miminho 

Tendo mais de 200 anos de existência, o Engenho do Miminho é um reduto de muita história e curiosidades sobre a cidade de Bombinhas com o passar do tempo. Desde 2017 o local é aberto para visitas, com a doação feita pela família de Miminho para a Prefeitura de Bombinhas. 

Ao realizar sua visita, você irá ver diversos objetos e fotografias de Bombinhas antigamente e de Miminho com sua família. Para realizar seu passeio é necessário fazer agendamento prévio. 

Quer conhecer mais sobre o mergulho ecológico em Bombinhas? Então clique aqui e leia nosso artigo completo. 

Atrativos turísticos culturais: Engenho do Miminho

Museu Comunitário Engenho do Sertão 

Se você quer conhecer mais sobre as tradições e costumes de Bombinhas, com certeza precisa visitar o Museu Comunitário Engenho do Sertão. Esse é um dos atrativos turísticos culturais mais fascinantes de Bombinhas já que conta com um vasto acervo de objetos da cultura dos engenhos de farinha de mandioca, muito comuns na antiguidade aqui na península. 

E se você quiser experimentar uma das bebidas mais típicas de Bombinhas, no Engenho do Sertão você pode beber um pouco de consertada, bebida feita com cachaça, café e outras especiarias. Além de algumas apresentações artísticas com danças e folclore de Bombinhas. 

Engenho do Sertão em Bombinhas

Atrativos turísticos culturais: Museu Charles Darwin 

Sendo encontrado no caminho que liga Canto Grande à praia da Tainha, o Museu de História Natural Charles Darwin fica em anexo ao Mirante Eco 360 e foi criado com intuito de divulgar e fomentar a importância de estudos do famoso cientista e naturalista Charles Darwin. 

Em sua visita você irá encontrar um acervo de peças de arqueologia, anatomia animal, invertebrados, aquáticos e terrestres, peças de geologia, uma exposição sobre baleias e golfinhos e objetos de naufrágios que ocorreram próximos a costa de Bombinhas. 

Museu de História Natural Charles Darwin

Atrativos turísticos culturais: Pesca Artesanal da Tainha 

A Pesca Artesanal da Tainha é um dos atrativos turísticos culturais mais icônicos e especiais de Bombinhas. Durante os meses de maio, junho e julho você irá encontrar estivas, remos, canoas e redes espalhados pelas praias de Bombinhas, e claro a camaradagem (nome dado aos integrantes de um rancho de pesca). 

Se você estiver caminhando pelas praias de Bombinhas e observar o vigia (pessoa que observa o mar procurando cardumes) dando o sinal, pode esperar porque em poucos minutos irá acontecer o primeiro evento importante da pesca da tainha, o saragaço, é quando as canoas vão para água e se inicia o cerco. 

Atrativos turísticos culturais: Pesca artesanal da tainha

Após cercarem e retornarem para as areias, é necessário puxar a rede até que ela fique toda em terra, e então se inicia o segundo evento icônico da pesca da tainha as últimas puxadas de rede, quando se tem dimensão de quantos peixes foram pescados. 

Se você ajudar a puxar a rede, certamente pode ganhar uma tainha para levar para casa. 

Agora que você já conhece os atrativos turísticos culturais de Bombinhas, entre em nosso site e confira mais sobre a península mais linda do Brasil. Monte seu roteiro de viagem e programe sua próxima viagem para um dos destinos turísticos mais procurados do litoral brasileiro. Não perca essa chance e Visite Bombinhas! 

Pin It on Pinterest

Share This