Viagens de férias em família, com filhos ou amigos, ficam ainda mais especiais quando incluem passeios interativos e experiências que geram agradáveis memórias para serem recordadas depois. Se a linda península de Bombinhas, em Santa Catarina, for o seu destino, é imperdível visitar o Oceanic Aquarium, o maior aquário do sul do Brasil, na vizinha e badalada cidade de Balneário Camboriú, a 40 minutos, cerca de 33 quilômetros de distância.

Considerado o maior do Sul do Brasil, o aquário oferece diversão e aprendizado em espaços que simulam ambientes naturais e abrigam espécies aquáticas de todo o mundo. É possível conhecer e ver bem de perto diversos peixes exóticos, pinguins, lontras, cavalos-marinhos, tartarugas e até mesmo jacarés, cobras e tubarões.

Experiências memoráveis com diversão, conhecimento e consciência ambiental

Em uma área total de 3.500 metros quadrados, o Oceanic Aquarium reúne mais de 250 espécies, nativas do Brasil e de outras partes do mundo, que ficam expostas em um circuito de 25 ambientes, todos com identificação e uma pequena explicação sobre seu habitat natural. No térreo ficam os aquários de água salgada e no segundo andar os de água doce. São utilizados em torno de um milhão de litros de águas, que para garantir a qualidade a todas as espécies, passam por um sistema especial de filtragem e salinização. É possível também acompanhar a alimentação dos animais que ocorre em dias e horários pré-determinados.

O passeio começa pelo segundo andar com os ambientes de água doce. Um auditório com exposição itinerante de artes, sempre com temas ligados ao mundo aquático, juntamente com a apresentação de vídeos educativos e de conscientização ambiental, dá as boas-vindas. O percurso segue o fluxo das águas e inicia com o degelo que origina os rios. Com bonitos cenários e paisagismo, o primeiro aquário é o das trutas.

Na sequência, é possível apreciar o peixe jacaré, a imponente cobra sucuri e as piranhas. Depois, aparecem as lontras faceiras e brincalhonas, que adoram interagir com os visitantes e encantam as crianças. O circuito passa então pelo habitat dos jacarés e tartarugas, do exótico pirarucu e outros peixes da região amazônica, do curioso peixe arqueiro e da salamandra, mestra na camuflagem. No último aquário de água doce, a espetacular dança dos peixes coloridos contrasta com o verde da vegetação natural.

Maior aquário do sul do Brasil

O percurso desce e continua no primeiro andar com as espécies marinhas, onde o chão simula areia. O primeiro ambiente representa o mangue, que mostra o encontro dos rios de água doce com o mar. Os aquários apresentam tainhas, caranguejos, lindos cavalos-marinhos, moreias e polvos. A interação com os adoráveis pinguins é um momento especial. Depois, o encantamento fica por conta dos lindos e coloridos peixes-palhaços, famosos pelo personagem Nemo. Um tanque curvo proporciona a incrível sensação de estar embaixo das ondas. E existe a possiblidade de tocar em alguns peixes, mas esta parte do aquário está desativada temporariamente, devido à pandemia, para garantir o distanciamento social.

O passeio se encerra no maior ambiente, o Aquário Oceânico, que possui quatro metros de altura e abriga, entre outras espécies, os protagonistas do Aquarium, o tubarão-galha-preta e o tubarão-galha-branca. Para as fotos e registros especiais, um túnel de vidro cercado de peixes e corais coloridos, ao lado dos tubarões, é o cenário ideal. E se no final do circuito surgir aquela fome, a cafeteria Ocean oferece uma boa variedade de doces e salgados que irão garantir aquele lanche especial para toda a família. Na saída também uma bonita loja de variados souvenirs.

Como visitar o maior aquário do sul do Brasil

# Visita segura: O Oceanic Aquarium segue todas os protocolos de segurança sanitária em relação à atual pandemia. Na entrada, os visitantes passam por um túnel de ozônio para a desinfecção das roupas e depois medem a temperatura. Em vários locais, ficam dispersores de álcool gel para a higienização das mãos, assim como marcações que orientam o distanciamento social. Diariamente, é realizada também uma desinfecção e limpeza em toda a área interna por uma empresa especializada. Recentemente, recebeu o selo internacional Safe Travels, que atesta a biossegurança em parques, e o selo Nacional de Turismo Responsável, Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo.

# Preservação das espécies e sustentabilidade: Também é um dos objetivos do Oceanic Aquarium proteger e garantir a preservação de todas as espécies. Para isso, possui um setor extra, altamente equipado, para reabilitação e tratamento de animais feridos, sejam peixes, répteis, mamíferos, aves ou anfíbios, e os devolve posteriormente para a natureza. Na parte de sustentabilidade, possui uma estrutura é feita de materiais metálicos, de maneira totalmente moderna e limpa, para reduzir os resíduos ao meio ambiente.  

# Ingressos e reservas: Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site com o valor de R$ 40 e R$ 20 a meia-entrada. O Oceanic Aquarium abre diariamente, das 9h às 20h, e a bilheteria atende das 9h às 19h. O passeio dura em média uma hora. O endereço é na rua 4000, 133, Barra Sul, esquina com a Avenida Normando Tedesco.

# A Casa do Turista te leva: Você pode reservar o passeio diretamente com a agência especializada Casa do Turista e contar com toda a comodidade de transporte em vans confortáveis e seguras, com saídas das praias de Bombinhas e Bombas. Além de conhecer e vivenciar o maior aquário do sul do Brasil, o pacote inclui um city tour completo pela linda Balneário Camboriú.