Bombinhas é cercada por paisagens únicas que fazem a península se tornar um dos principais destinos de Santa Catarina para quem busca ecoturismo. Entre os passeios naturais de Bombinhas você irá encontrar a Costeira de Zimbros, um parque que abriga boa parte do verde da cidade. 

O Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros é uma área protegida, cercada pela natureza preservada, lar de diversas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. 

Neste artigo você irá conhecer mais sobre a Costeira de Zimbros para visitar em sua próxima viagem e se encantar com tantos cenários especiais. Boa leitura! 

Vista aérea
Vista aérea da Costeira de Zimbros

Como chegar na Costeira de Zimbros 

A Costeira de Zimbros possui sua entrada no canto direito da praia de Zimbros, por isso, é preciso se manter atento. Você pode seguir pela praia até a entrada da trilha ou ir de carro até o local.  

Para ir de carro é um pouco mais complicado, já que uma parte do acesso é de estrada de chão. A principal rua de referência é a rua Piratini. Caso necessário, se oriente pelo Google Maps e/ou peça orientações para os moradores que moram próximos do local. 

Costeira de Zimbros
Um dos trechos da trilha

Conheça a trilha e vá preparado 

Apesar de não ser possível enxergar o mar ao longo de todo o trajeto, a trilha da Costeira de Zimbros beira a costa a todo momento. Ela possui nível de dificuldade moderado, leva pouco mais de 4 horas para ser realizada em seus mais de 8 km de percurso (ida e volta).  

Para fazer essa trilha é necessário ir preparado, afinal é um trajeto bastante extenso. Vá com roupas leves e sapatos fechados, leve garrafas d’água e comidas leves, como frutas. Além disso, repelente será muito útil, para manter os insetos longe. Protetor solar, bonés ou chapéus devem estar em sua mochila também, assim você vai preparado contra os raios solares. 

Outro item importante que não pode faltar em sua mochila são sacolas para guardar lixos recicláveis, tanto que você gere, quanto os que você pode ir recolhendo ao longo da caminhada. Assim você conhece um dos santuários de Bombinhas e ainda ajuda a natureza. 

Quer conhecer outro passeio de muitas belezas naturais? Clique aqui e leia mais sobre o Morro do Macaco em Bombinhas. 

Praia Triste na Costeira de Zimbros
Praia Triste

Praias da Costeira de Zimbros 

Ao todo são 10 praias desertas, de águas calmas e tom azulado, mas não se espante se for até o final da trilha e não achar as 10, já que apenas 4 possuem uma longa extensão e ficam próximas da trilha. As demais ficam em caminhos alternativos e são pequenas porções de areia em meio às pedras. 

A primeira praia que você irá encontrar é a praia do Cardoso, conhecida por ser um ponto de muita calmaria, perfeita para o seu primeiro descanso. Seguindo a trilha você encontrará a praia da Lagoa, essa, como o próprio nome já diz, possui uma lagoa atrás da faixa de areia. 

A terceira praia deserta do trajeto é a praia Triste, que sinceramente, de triste só tem o nome. Sua paisagem é encantadora e ela possui uma particularidade que iremos contar em breve. A quarta e última é a praia Vermelha, que recebe esse nome em decorrer de sua longa faixa de areia vermelha, coloração que vem dos morros de barro vermelho que a cercam. 

Cachoeira da Praia Triste
Cachoeira da Praia Triste

Cachoeira da praia Triste 

E quem não gosta de um banho de cachoeira? Com águas geladas e cristalinas, a cachoeira da praia Triste é perfeita para quem busca um local sossegado em seu passeio. Para chegar até ela você precisa pegar um caminho alternativo que parte da praia Triste, depois de pegar o acesso, vai precisar seguir por mais ou menos 20 minutos até chegar a esse atrativo. Vale destacar que esse caminho exige mais esforço e que a cachoeira fica coberta por árvores, é preciso ficar atento para acessar a cachoeira e não passar direto. 

Vale a pena fazer esse percurso e fazer uma pausa merecida na cachoeira, e quem sabe não dê para tomar até um banho. 

Agora que você já conhece a Costeira de Zimbros e colocou ela em seu roteiro de viagem para Bombinhas, entre em nosso site e organize sua próxima visita à península encantada com tudo preparado. Visite Bombinhas e se apaixone pelas belezas da cidade! 

Pin It on Pinterest

Share This