Conhecida por ser um dos destinos mais belos de todo o Brasil, Bombinhas oferece aos visitantes diversas opções de passeios ao ar livre para quem gosta de praias, trilhas e atrativos turísticos únicos. E se tudo isso não bastasse, se você vem visitar essa linda península, poderá experimentar os pratos típicos de Bombinhas. 

Com sua gastronomia típica formada majoritariamente de peixes e outros frutos do mar pescados próximos da costa da cidade, Bombinhas oferece um roteiro gastronômico perfeito para os paladares mais refinados e mais exigentes. 

Nesse texto você irá conhecer mais sobre os pratos típicos de Bombinhas e seus principais ingredientes. Boa leitura! 

Peixes: Destaque nos pratos típicos de Bombinhas 

Ao falarmos de peixes em Bombinhas, é claro que a tainha é um dos principais e que mais fazem sucesso na mesa das casas e restaurantes da cidade, principalmente nos meses de inverno. 

Os pratos típicos que podem ser feitos a partir da tainha são inúmeros, mas a tainha debulhada (recheada e assada na brasa) é uma das principais escolhas. E se estamos falando de tainha, não podemos esquecer da ova desse peixe, principal ingrediente para fazer o caviar de Bombinhas. 

Esse prato mundialmente conhecido é feito a partir da ova de tainha desidratada e salgada ainda fresca, que rende um sabor único nos principais pratos da cidade. 

Além da tainha, outro peixe bastante procurado é a anchova. Conhecida por possuir um sabor mais marcante, a anchova é muito utilizada em grelhados e pode ser muito encontrada nos meses da primavera. 

Camarões: Do requinte ao mais tradicional 

Sendo pescados ao longo de toda a primavera e verão, os camarões, dos mais variados tipos são perfeitos para quem busca uma experiência gastronômica mais requintada. Eles são muito utilizados em moquecas e risotos como principal ingrediente. 

Mas se você prefere algo mais rápido, apenas para petiscar ao lado de um drink, é possível encontrar camarões fritos à milanesa e servidos como petiscos, principalmente nos restaurantes de beira-mar. 

Você já conhece as principais trilhas de Bombinhas? Você pode clicar aqui e ler nosso artigo completo agora mesmo. 

Mariscos e ostras: Especialidade nos pratos típicos de Bombinhas 

Você sabia que Bombinhas é uma das cidades que mais produz mariscos e ostras do estado de Santa Catarina? Aqui esses moluscos saem do mar frescos diretamente para peixarias e restaurantes, onde são preparados diversos pratos típicos de Bombinhas. 

Sua alta qualidade vem do cultivo de maneira artesanal, dando ainda mais ênfase para a particularidade dos mariscos e ostras de Bombinhas. 

Podem ser encontrados de diversas maneiras nos pratos típicos de Bombinhas, os mariscos cozidos, à vinagrete ou à milanesa são os mais comuns. Já as ostras são encontradas majoritariamente de duas maneiras: gratinadas no forno ou in natura, feitas cruas apenas com gelo e limão. 

Lulas e polvos:  Entre petiscos e pratos elaborados

Os ensopados de polvos e anéis fritos de lulas são perfeitos para quem quer experimentar uma verdadeira experiência gastronômica em Bombinhas. Esses dois moluscos podem ser pescados próximos da costa da cidade e serem preparados ainda frescos. 

Na grande maioria das vezes, as lulas e polvos, são encontrados dessas duas maneiras: fritos à milanesa e cozidos, respectivamente. Mas, em alguns restaurantes mais refinados de Bombinhas é possível encontrar de outras maneiras mais requintadas.  

Conheça as melhores praias de Bombinhas e monte um roteiro de viagem completo. É só clicar aqui e ir direto para nosso artigo de blog sobre o assunto. 

Farinha de mandioca: Da cultura típica de Bombinhas 

Nosso último ingrediente único, mas não menos importante para os pratos típicos de Bombinhas é a farinha de mandioca. Esse ingrediente era muito produzido pelos engenhos da cidade antigamente, mas com o passar do tempo, a prática deixou de ser comum e hoje restam poucos engenhos em atividade. 

Apesar disso, a farinha de mandioca ainda pode ser encontrada em diversos pratos diferentes. Os mais comuns são os pirões, podendo ser feitos com feijão, água, peixe ou camarão ensopado.  

Além disso, a farinha pode ser utilizada para o feitio do beiju, uma espécie de biscoito que é proveniente da sobra oriunda da raspagem da farinha. 

Agora que você já conhece os principais pratos típicos de Bombinhas para experimentar em sua próxima visita à cidade, entre em nosso site e fique por dentro das principais hospedagens, passeios e curiosidades sobre um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Não perca mais tempo e venha visitar Bombinhas. 

Pin It on Pinterest

Share This