Com 39 diferentes praias, a península encantada possui muitas com nomes curiosos e que chamam atenção de quem visita as melhores praias de Bombinhas. Se você também é daqueles que gosta de conhecer as histórias dos locais que visita, então esse texto é perfeito para você. 

Confira neste artigo a história e o significado do nome e das melhores praias de Bombinhas. Boa leitura! 

Bombas e Bombinhas
Praias de Bombas e Bombinhas

Bombas e Bombinhas: Conheça a diferença e origem do nome 

A explicação para o nome dessas praias é bastante simples e parecida. Ambas foram nomeadas por causa do som que as ondas fazem quando quebram, porém, enquanto Bombas possui ondas maiores, Bombinhas tem menor formação de ondas, por isso o diminutivo no nome. 

Ao perguntar para um morador mais antigo para a cidade, ele revelará que na verdade, a muitos anos atrás, antes da emancipação do município, a praia de Bombas era conhecida como “Praia Grande”, já a praia nomeada como Bombinhas ou Centro hoje, antes era a praia de Bombas. 

Pode até parecer confuso, mas após a emancipação da cidade, os nomes oficiais foram definidos e hoje Bombas e Bombinhas proporcionam muitas belezas e atividades para você conhecer em sua viagem. 

Mergulho ecológico
Praia da Sepultura

Praia da Sepultura: Uma história pra lá de curiosa 

Essa é uma das histórias mais tradicionais e antigas da cidade de Bombinhas. Por volta dos anos de 1840, um Major mandou construir duas taipas para sua criação de porcos. Dois escravos que trabalhavam no local iniciaram uma briga que resultou com a morte de um deles. O corpo do escravo então foi enterrado nas proximidades da praia da Sepultura, que desde então ficou conhecida dessa maneira. 

Além desse nome, a muitos anos atrás, a praia da Sepultura era conhecida como a praia da Baixada, devidos às características geológicas do local. 

Vista de Quatro Ilhas
Praia de Quatro Ilhas

Quatro Ilhas: A paisagem das ilhas de uma das melhores praias de Bombinhas 

Essa é uma das mais óbvias, não é mesmo? Da praia de Quatro Ilhas você irá avistar justamente 4 ilhas diferentes, são elas: Galés, Arvoredo, Deserta e Macuco. 

A ilha do Arvoredo faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um local protegido pelas autoridades por resguardar uma vasta quantidade de fauna e flora, tanto marinha, quanto terrestre. 

Já a ilha do Macuco é conhecida por estar bem próxima da costa de Bombinhas, pode ser visitada em poucos minutos de barco. 

Melhores praias de Bombinhas
Praia de Mariscal

Mariscal: Uma tradição de uma das melhores praias de Bombinhas

O nome da Praia do Mariscal vem das antigas coletas de mariscos que eram feitas no costão esquerdo dessa praia. Hoje a retirada de mariscos no local não é mais feita pelos pescadores locais, muito em decorrer da alta produção das fazendas de mariscos e ostras da Baia de Zimbros, que abastecem o comércio local, as cozinhas bombinenses e são comercializados para outras cidades. 

Contato com a natureza
Retiro dos Padres

Retiro dos Padres: Entre as melhores praias de Bombinhas

Até meados dos anos 60, a praia do Retiro dos Padres, na verdade, era conhecida como a praia dos Ingleses. Esse primeiro nome do local foi dado em decorrer de uma parada forçada de um navio inglês nessa praia. O ocorrido chamou a atenção da população da época, que nomeou a praia dessa forma. 

Mas foi só em 1967, que ela começou a ser chamada como Retiro dos Padres. O motivo? Nesse mesmo ano, a orla da praia foi comprada por Padres Salesianos de Itajaí, que construíram uma casa que foi utilizada, justamente, como um retiro para os padres. 

Melhores praias de Bombinhas
Praia de Canto Grande – Mar de Dentro

Praias de Canto Grande: Diferença entre os mares desse bairro 

As praias de Canto Grande são divididas em duas faixas de areias opostas, o Mar de Dentro e o Mar de Fora. O nome vem em decorrer das características de cada uma das praias. Enquanto o Mar de Dentro é voltado para a Baia de Zimbros, um local tranquilo e pacato, o Mar de Fora é voltado para o mar aberto, e tem muito mais incidência de ondas e movimento. 

Gostou de conhecer o significado do nome das melhores praias de Bombinhas? Então entre em nosso site agora mesmo e visite esses locais cercados por belezas únicas pessoalmente. Marque sua viagem para Bombinhas com tudo o que você tem direito e desfrute o máximo da Capital do Mergulho Ecológico. Não perca mais tempo e Visite Bombinhas! 

Pin It on Pinterest

Share This